Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/136
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGaves, Sarifa da Jojoca Armando-
dc.contributor.authorMassingue, Acácio Juventino-
dc.date.accessioned2024-06-06T20:05:35Z-
dc.date.available2024-06-06T20:05:35Z-
dc.date.issued2023-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/136-
dc.description.abstractO Serviço Nacional de Saúde é essencialmente público, com políticas de preços que define o máximo que todos os utentes devem desembolsar para o acesso aos cuidados básicos de saúde.Contudo tem se verificado algumas práticas inadequadas advindo de profissionais de saúde de má conduta, o qual tem pautado pelo mau atendimento e cobrança de valores monitórios não estipulados pela lei aos utentes que procuram serviços de saúde.Com presente estudo pretendia se analisar o efeito da corrupção na qualidade dos serviços básicos prestados aos utentes do centro de saúde da cidade de Chókwè. O estudo recorreu ao uso de uma pesquisa básica e exploratória aliado ao método estatístico e indutivo. Usando dados de secção cruzada de natureza primária, colectados por meio de um questionário padronizado, com perguntas fechadas e abertas dirigida a 378 aos utentes do centro de saúde da cidade de Chókwè. A mesma envolveu variáveis quantitativas/qualitativas referentes as causas, formas, consequências da corrupção na qualidade dos serviços prestados aos utentes. Para o processamento de dados foi usado o pacote estatístico de nome IBM SPSS Statistics 21. Com base nos resuldados concluiu se que a corrupção influência negativamente na qualidade dos serviços prestados, o que coloca em causa os objectivos da Administração pública que é a satisfação das necessidades da colectividade através de um atendimento humanizado dos utentes no centro de saúde.en_US
dc.publisherISPGen_US
dc.subjectDesvio Comportamental, Corrupção, Qualidade, Atendimento hospitalar.en_US
dc.titleAVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA CORRUPÇÃO NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS BÁSICOS PRESTADOS NO CENTRO DE SAÚDE DA CIDADE DE CHÓKWÈ.en_US
dc.typeThesisen_US
Appears in Collections:Monografias Científicas em Administração Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jojoca_monografia_ ultmo final 2023-1.pdfMonografia científica1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.