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dc.contributor.authorMagumbe, Rezia Da Graça-
dc.contributor.authorRugnate, Sulemane-
dc.date.accessioned2024-06-06T20:59:19Z-
dc.date.available2024-06-06T20:59:19Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/159-
dc.description.abstractNos últimos anos, a Administração Pública de Moçambique passou por grandes mudanças desenvolvidas, enfocando-se cada vez mais em resultados, ao invés de se concentrar em procedimentos e estruturas. Nesse contexto, tornou-se acompanhar a capacidade de adaptação contínua, uma vez que o ambiente de mudanças exige constantes readaptações. A demanda crescente da sociedade por maior eficiência, eficiência e evolução no serviço público foi o motor desaparece. É relevante ressaltar que as organizações dependentes das pessoas para serem bem-sucedidas em seus objetivos, e, portanto, é fundamental que os colaboradores estejam aptos a trabalhar com uma perspectiva de adaptação constante. Estudos recentes conduzidos por pesquisadores das ciências sociais apontam para uma falta generalizada de motivação entre os trabalhadores do setor público. Esse problema pode estar relacionado a diversos fatores, tais como políticas salariais, qualidade de vida no trabalho, relacionamentos interpessoais entre colegas, entre outros aspectos.Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar a motivação e sua influência na aceitação dos servidores públicos das instituições da cidade de Chókwè. Foram selecionadas cinco instituições para participar do estudo: INAS, SDAE, SDSMAS, SDPI e SDEJT. Essa escolha foi feita devido ao fato de que essas instituições lidam diretamente com os usuários, tornando essencial entender o estado motivacional dos funcionários a fim de identificar os principais fatores que os influenciam e propor meios para melhorar a satisfação dos colaboradores. A metodologia empregada foi exploratória, utilizando uma abordagem mista, com estudo de caso, e uma série de técnicas para coleta de informações, incluindo uma aplicação aplicada aos trabalhadores das três aprendizes. Os resultados do estudo emocionante que os níveis de satisfação em relação às dimensões foram relativamente altos, chegando a 80%. No entanto, algumas áreas ainda apresentavam melhorias, como é o caso da satisfação em relação ao desenvolvimento na carreira, que obteve apenas 60% de satisfação. Essa baixa satisfação está associada ao processo lento e burocrático desse desenvolvimento. Recomenda-se, portanto, que os gestores elaborem planos de carreira mais flexíveis e que atendam às necessidades dos funcionários. Isso poderá aumentar a motivação e, consequentemente, a satisfação dos colaboradores,en_US
dc.publisherISPGen_US
dc.subjectMotivação, Servidor Público, prestação de serviços.en_US
dc.titleANÁLISE DA MOTIVAÇÃO E SUAS INFLUENCIAS NA SATISFAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS: UM ESTUDO COM INSTITUIÇÕES PUBLICAS DO DISTRITO DE CHÓKWÈen_US
dc.typeThesisen_US
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