Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/309
Title: Efeito da Inclusão da Farinha de Semente de Algarroba (Prosópis juliflora) na Ração sobre o Desempenho de Frango de Corte.
Authors: Martins, Dane Caetano Adriano
Manhique, António Jaime
Paty, Kakese Kandolo
Keywords: Frangos de corte, Prosópis juliflora, Ração.
Issue Date: Aug-2019
Publisher: ISPG
Abstract: O estudo teve como objectivo avaliar o efeito da inclusão da semente de Prosópis juliflora na ração sobre o desempenho de frango de corte submetidos a uma dieta com 4 níveis de inclusão da farinha da semente de Prosópis juliflora (0, 5, 10, 15%). O experimento foi realizado na Farma do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) por 22 dias. Usou-se 60 pintos da linhagem Cobb 500 com 21 dias de idade com um peso médio de 884,99g divididos por 4 tratamento com 3 repetições alocados num delineamento completamente casualizado (DCC). Para a formulação da ração usou-se ingredientes encontrados localmente, milho, soja, farinha de peixe, semente de prosópis juliflora, farinha de ostra e Premix (Vitaminas e Minerais). Durante os estudos foram colhidos os dados de consumo da ração, ganha de peso, conversão alimentar, taxa de mortalidade, e o retorno financeiro. Para analisar os dados obtidos durante o experimento usou-se o pacote estatístico MINITAB, e para a separação de médias foi usado o teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados da inclusão da farinha de semente de algarroba mostraram que houve diferenças no consumo da ração no Tratamento 3 com uma média de 3005g e Tratamento 4 com uma média de 2703g de ração por ave, e nas variáveis da conversão alimentar e ganho de peso não tiveram diferenças estatisticamente significativas entre os tratamentos (P> 0,05). Concluiu-se que a inclusão de semente de algarroba na ração com 5, 10 e 15% de inclusão da farinha de semente de algarroba não proporciona ganhos no desempenho de frangos de corte dos 22 a 42 dias de idade. Recomenda-se o tratamento 3 porque mesmo não diferindo estatisticamente dos outros tratamentos apresentam a melhor taxa de retorno financeiro com 104,94%.
URI: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/309
Appears in Collections:Monografias Científicas em Engenharia Zootécnica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dane Caetano A. Martins- Monografia PDF.pdfMonografia Submetida como parte dos requisitos necessários para obtenção do grau de Licenciatura em Engenharia Zootécnica2.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.