Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/419
Title: Avaliação da eficiência operacional e quantificação dos resíduos na serragem de Madeira de Brachystegia spiciformis, na Empresa LevasFlor.
Authors: Manhique, Sara Israel
Wate, Pedro Venâncio
Keywords: Madeira serrada, eficiência, rendimento e volume
Issue Date: Apr-2022
Publisher: ISPG
Abstract: As indústrias de base florestal em Moçambique tem baixos rendimentos e geram grandes quantidades de resíduos no processo produtivo, principalmente as indústrias de transformação primária. O estudo teve como objectivo avaliar a eficiência operacional e quantificar os resíduos na serragem da madeira de Brachystegia spiciformis, na empresa LevasFlor. Para tal analisou-se o rendimento da madeira serrada, de seguida avaliou-se a eficiência operacional e por ultimo quantificou-se os resíduos provenientes da serragem dos toros. Para a colecta de dados foram seleccionados 52 toros de forma aleatória e agrupados em 5 classes diamétricas. Em cada toro seleccionado foi medido o diâmetro da base e do topo com auxílio de uma fita métrica e depois o comprimento, para o cálculo do volume do toro. Após a medição dos toros, os mesmos foram submetidos a serragem na serra fita horizontal, em seguida foi medida a espessura, a largura e o comprimento das peças serradas, para a determinação do volume da madeira serrada. Após a determinação do rendimento de madeira serrada foram quantificados os resíduos (serradura e costaneiras). Para se obter os resultados da eficiência operacional, foi cronometrado o tempo total de serragem de toros. Os dados foram processados no Microsoft Office 2010 para a obtenção dos resultados. O rendimento médio foi igual a 54,31%, a percentagem de serradura foi de 25,86% e de costaneiras foi de 31,91%, e percentagem de serradura foi de 25,86%. O rendimento foi considerado normal, para uma serração que processa madeira de folhosas, quando comparado com dados da literatura. A eficiência operacional média foi igual a 3,61m³/operário/dia, e foi considerada baixo. Na percentagem de serradura constatou-se que a espessura e a trava da lâmina tem uma influencia significativa na percentagem de serradura, concluindo dessa forma que as lâminas com espessura maior contribuíram para a produção de maior percentagens de serradura.
URI: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/419
Appears in Collections:Monografias Científicas em Engenharia Florestal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara israel Manhique Monografia Final.pdfRelatório final de Monografia, apresentado e defendido como requisito para a obtenção do grau de Licenciatura em Engenharia Florestal2.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.