Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/161
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSumbane, Olávio da Paz Salomão-
dc.contributor.authorConstantino, Hortêncio-
dc.contributor.authorCumaio, Salvador Heitor Estévão-
dc.date.accessioned2024-06-07T17:34:41Z-
dc.date.available2024-06-07T17:34:41Z-
dc.date.issued2023-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/161-
dc.description.abstractÉ consensual, no contexto empresarial, que as marcas tem papel importante no sucesso das organizações, contudo, as finanças vem enfrentando o problema da insuficiência de representação no balanço, causada pela carência de activos intangíveis – marca – nos relatórios, tendo por isso, gerado preocupação para o desenvolvimento do presente estudo que tem o principal objectivo de calcular o valor de marcas das empresas através dos fluxos de caixa descontados com o uso da ferramenta scorecard, desenvolvida por Milone (2003). O estudo foi de natureza qualitativo-quantitativo, e usou-se da revisão bibliográfica, pesquisa documental e survey. Para o alcance do proposto, foram coletadas demonstrações financeiras de, pelo menos, 5 anos. Foram elaboradas previsões daqueles instrumentos, para 5 anos seguintes e, com o auxílio do scorecard, foi inferido o valor das marcas. Os resultados alcançados permitiram deduzir o valor das marcas e confirmaram o potencial do scorecard para aplicação em empresas de diferentes sectores, assim como, de pequena dimensão, bastando colectar dados históricos que permitirão realizar projecções; para empresas com vários produtos, há necessidade de segmentar os resultados por marcas/produtos para que os métodos aqui propostos sejam usuais.en_US
dc.publisherISPGen_US
dc.subjectMarca; brand equity/valor de marca; Fluxo de Caixa Descontado; scorecard;en_US
dc.titleBRAND EQUITY: Cálculo do Valor de Marcas pela Metodologia do Fluxo de Caixa Descontado – Modelo de Miloneen_US
dc.typeThesisen_US
Appears in Collections:Monografias Científicas em Contabilidade e Auditoria

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Brand Equity (Modelo de Milone) - Olavio Sumbane_101112.pdfMonografia científica1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.