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dc.contributor.authorKhofe, Adoneram da Naume Raimundo J.-
dc.contributor.authorForquia, Castro-
dc.date.accessioned2024-06-07T18:49:20Z-
dc.date.available2024-06-07T18:49:20Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/195-
dc.description.abstractNa nossa sociedade, os principais modos de regulação dos comportamentos (ou seja, formas de balizar as acções dos indivíduos) são a ética, a moral, os costumes, o direito e a deontologia. A prática da lei sobre ética e deontologia profissional envolve a implementação e observância de padrões éticos e comportamentais por parte dos profissionais em suas respectivas áreas de actuação. Essas leis são protegidas com o objectivo de regular e orientar a conduta dos profissionais, garantindo integridade, responsabilidade e respeito em suas actividades. A presente pesquisa justifica-se pelo facto de que constituí uma ferramenta que quando aplicada devidamente no contexto laboral possibilita uma harmonização comportamental e adequação as necessidades da organização. Deste modo é que surge a necessidade de ressaltar o quão importante é a análise da ética e deontologia profissional no atendimento Hospitalar. A presente pesquisa busca analisar a aplicação prática dos instrumentos legais da ética e Deontologia Profissional no Atendimento Hospitalar no HRC e Carmelo. Essa pesquisa consiste em um estudo explicativo-descritivo, possuindo carácter transversal e natureza quantitativa, uma vez que os dados foram analisados. Para a operacionalização dos objectivos foi usada uma metodologia com uma abordagem mista, ou seja, qualitativa e quantitativa, os dados serão processados através de pacotes estatísticos e com auxílio do Excel. Os resultados apresentados indicam uma variação significativa nas percepções éticas entre os profissionais de saúde em diferentes contextos hospitalares. É encorajador observar que a maioria dos profissionais entrevistados reconhece a importância da aplicação ética nos hospitais. No entanto, verifica-se em alguns casos enfermeiros que discordam sinalizam a necessidade de atenção e melhorias. O contraste entre o Hospital Carmelo (HC) e o Hospital Rural de Chókwè (HRC) destaca a disparidade nas atitudes em relação aos princípios éticos. Enquanto no HC todos os profissionais apoiam os princípios éticos, apenas 17% no HRC compartilham da mesma perspectiva. Isso sugere a importância de reforçar a cultura ética no HRC. A ênfase na ética não é apenas um imperativo moral, mas também está directamente ligada à qualidade do atendimento. O consenso de que a ética melhora a qualidade do atendimento, fortalece a confiança dos pacientes e garante a segurança ressalta a relevância desses princípios para o sucesso do tratamento. Para abordar essa disparidade e promover uma cultura ética robusta, é crucial investir na educação ética contínua. Essa abordagem não apenas ajudará a alinhar as percepções dos profissionais de saúde, mas também contribuirá para o bem-estar dos pacientes.en_US
dc.publisherISPGen_US
dc.subjectÉtica, Deontologia Profissional, Atendimento Hospitalar.en_US
dc.titleANÁLISE DA APLICAÇÃO PRÁTICA DOS INSTRUMENTOS LEGAIS DA ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL NO ATENDIMENTO HOSPITALAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O HOSPITAL RURAL E HOSPITAL CARMELO DO CHÓKWÈen_US
dc.typeThesisen_US
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