Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/227
Title: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA SUBTERRÂNEA USADA PARA O CONSUMO HUMANO NO MUNICÍPIO DE CHÓKWÈ-PROVÍNCIA DE GAZA.
Authors: Eduardo, Sancho Owen
Matangue, Mário Tauzene Afonso
Keywords: Qualidade de água, Água subterrânea, Fontes de captação, Hidroquímica.
Issue Date: May-2024
Publisher: ISPG
Abstract: A água é uma necessidade primordial para a vida, meio natural indispensável ao ser humano e aos demais seres vivos, além de ser suporte essencial aos ecossistemas. Actualmente a maioria da população do distrito de Chókwè é abastecida pelas águas dos furos e poços, em que alguns são construídos nas proximidades de fontes de contaminação tais como: fossas impermeáveis, drenos na proximidade das fontes de captação, o crescimento populacional associado a falta de incumprimento das normas de ordenamento territorial tem resultado na ocupação de espaços protegidos e próximos às fontes de captação, condições de saneamento básico, o possível uso de fertilizantes e agrotóxicos, bem como a irrigação podem provocar o problema de salinização ou aumentar a lixiviação de contaminantes para a água subterrânea. O Crescimento de atividades industriais, comércio, oficinas espalhadas pelo município, os resíduos destas atividades podem colocar em causa a qualidade da água, a gestão de resíduos sólidos no município de Chókwè já é em si um risco para qualidade de água, o que coloca em causa a qualidade de água destas fontes. Por tanto o objectivo principal deste trabalho, foi de avaliar a qualidade físico-químicos e microbiológicas da água subterrânea usada para o consumo humano no município de Chókwè província de gaza, no sentido de transmitir a tendência da contaminação dos furos, utilizados para a distribuição da água para o consumo e a obrigação do monitoramento. Para se alcançar o objectivo, foram avaliados 6 furos, com 5 réplicas para cada ponto de amostragem, nomeadamente, P1, P2, P3, P4, P5 e P6. Todos os parâmetros foram analisados de Maio à Julho no laboratório provincial de higiene de água e alimentos na província de Gaza. Para comparar a qualidade da água no sentido de determinar a qualidade das água dos furos, foram feitas as análises conjuntas dos dados que determinam a qualidade da água e as interpretações dos dados hidroquímicos, foram analisados os seguintes parâmetros, Coliformes totais, Coliformes fecais, Turbidez, OD, pH, CE, TDS, , , , , , , Dureza total, Fe e Temperatura. Na interpretação das análises, foram usados os diagramas trilineares de Piper e para fazer a classificação iônica da água foi usado o de Stiff. Em termos médios, as qualidades da água dos furos estão com resultados acima dos padrões máximos admissíveis para o consumo humano recomendado pelas normas INNOQ e pelo regulamento de águas para o consumo Humano nº 180/2004 de 15 setembro.
URI: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/227
Appears in Collections:Monografias Científicas em Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sancho Monografia 2024.pdfTrabalho de culminação do curso apresentado como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Engenharia Hidráulica Agrícola e Água Rural3.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.