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dc.contributor.authorRareque, Belson Ábaco-
dc.contributor.authorMassingue, Edson Moisés Chilaquene-
dc.contributor.authorFeniasse, Arão Raimundo-
dc.date.accessioned2024-06-17T19:25:28Z-
dc.date.available2024-06-17T19:25:28Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/296-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objectivo avaliar a densidade óptima de estradas na concessão florestal do Levasflor. Para a realização do trabalho foram georreferenciadas as estradas florestais do bloco 1 com o auxílio do receptor GPS, usando uma fita-métrica foi medida a largura da estrada em pontos distando 1 km entre si, realizou-se um estudo de tempo e movimento para o processo de extracção florestal, foi realizada uma entrevista ao gestor da empresa e ao chefe dos recursos humanos com vista a obter dados referentes aos custos de construção das estradas e os custos de exploração, também foram realizadas consultas no plano de maneio da concessão de forma a obter o incremento médio das espécies florestais. Foram obtidas imagens satélites e determinada a área do bloco com o auxílio do Google Earth Pro, com ajuda do software Quantum GIS2.8 foi obtido o comprimento acumulado das estradas através da fotointerpretação e foram produzidos mapas de densidade de estradas. Os dados obtidos foram processados na planilha do Microsoft Excel 2016. O tempo médio para o tractor percorrer 1m de distancia com e sem carga e obteve-se um valor de 0,0075 min/m, obteve-se uma densidade actual de estradas de 18,17 m/ha, a densidade óptima de estradas foi de 6 m/ha, a análise sobre o comportamento dos custos totais (custos de construção e manutenção de estradas) em função da densidade mostraram que em função da densidade óptima de estradas o custo total foi de 794,05 mts/m valor este abaixo do custos totais em função da densidade actual que é de 2404,64 mts/m em relação ao custo de extracção teria um custo de 56,26mts/m/m3 em relação aos atuais 170,38mts/m/m3 de madeira extraída, em relação a perda de área produtiva se perde cerca de 9,18ha correspondentes a 3,68% da área total do bloco. A estradas da concessão não estão optimizadas. De forma a reduzir os impactos gerados pela não planificação das estradas recomenda-se a concessão a fazer a planificação das estradas tendo como referência a densidade de estradas.en_US
dc.subjectDensidade óptima; Custos de estradas; Estradas florestaisen_US
dc.titleAvaliação da Densidade Óptima de Estradas na Concessão Florestal do Levasfloren_US
dc.typeThesisen_US
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Avaliação da Densidade Óptima de Estradas na Concessão Florestal do Levasflor.pdfMonografia apresentado e defendido como requisito para a obtenção do grau de Licenciatura em Engenharia Florestal2.39 MBAdobe PDFView/Open


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