Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/181
Title: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE PLANTAS DE COUVE (Brassica Oleracea L.) PRODUZIDAS COM DIFERENTES SUBSTRATOS PÓS-TRANSPLANTE.
Authors: Macuácua, Lavínia Alberto
Tacarindua, Custódio Ramos Paulo
Keywords: Brassica oleracea L.; Substrato; Morfologia da planta; Parâmetros fitométricos.
Issue Date: Nov-2023
Publisher: ISPG
Abstract: O substrato é um dos elementos responsáveis pela qualidade da muda de hortaliças e tem como finalidade fornecer nutrientes para a muda em formação, bem como servir de base para a planta até seu transplante, sendo sua escolha feita em função de suas características físico-químicas, da espécie ou cultivar a ser propagada bem como o custo e facilidade de aquisição. O presente estudo teve como objectivo avaliar o desempenho de plantas de couve (Brassica oleracea L.) produzidas com diferentes substratos pós-transplante. O experimento foi montado na estufa agrícola do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG). O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado (DIC) com três tratamentos (substratos) e três repetições, os tratamentos foram constituídos por: T1 - plantas produzidas com (100% substrato Boskompost), T2 - plantas produzidas com (50% substrato Boskompost + 50% Esterco bovino) e T3 - plantas produzidas com (20% substrato Boskompost + 40% Esterco bovino + 40% Casca de arroz carbonizada). Avaliou-se a altura da planta (AP), diâmetro da planta (DP), número de folhas por planta (NF), massa seca da parte aérea (MSPA) e massa seca da raiz (MSR). Os dados obtidos, foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e a comparação das médias dos resultados pelo teste de Tukey a nível de 5% de significância. Os resultados demostraram que o tratamento T1, mostrou-se estatisticamente diferente em relação aos tratamentos T2 e T3 nos parâmetros altura da planta, diâmetro da planta e massa seca da parte aérea (MSPA), sendo que os tratamentos T2 e T3 apresentaram maiores resultados em todos os parâmetros avaliados. Concluiu-se que os tratamentos T2 – plantas produzidas com (50% substrato Boskompost + 50% Esterco bovino) e T3 – plantas produzidas com (20% substrato Boskompost + 40% Esterco bovino + 40% Casca de arroz carbonizada), melhor contribuíram para o desempenho no campo definitivo.
URI: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/181
Appears in Collections:Monografias Científicas em Engenharia Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Final Lavinia.pdfMonografia apresentada como Requisito para a Obtenção do grau de Licenciatura em Engenharia Agrícola801.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.