Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/469
Title: Efeito dos adubos líquidos orgânicos (MLC e MPF’s) e suas combinações com os inorgânicos (NPK e Ureia) no rendimento do repolho (Brássica olerácea var. capitata) no Distrito de Chókwè.
Authors: Reginaldo, Diniz da Cruz
Hlavanguane, Agostinho Cardoso
Amela, Francisco Alberto
Keywords: Adubos orgânicos, inorgânicos, repolho, rendimento.
Issue Date: Aug-2018
Publisher: ISPG
Abstract: Este trabalho teve por objectivo, avaliar o efeito dos fertilizantes líquidos orgânicos (MLC e MPF’s) comparados com os inorgânicos (NPK e Ureia) e suas combinações no rendimento do repolho, nas condições de solo e clima do Distrito de Chókwè. A avaliação foi realizada no campo experimental do ISPG, na época fresca (Abril a Julho), num delineamento em blocos completamente casualizados (DBCC) com 3 repetições, no esquema factorial 2 x 3 com 2 adubos de fundo (NPK e MLC) e 3 adubos de cobertura (MPF 8-16-8, MPF 2-15-15, Ureia e associação destes) resultando em 6 tratamentos. As parcelas eram de 7 m2 de área, num compasso de 70 cm x 50 cm, gerando 20 plantas/unidade experimental. Os parâmetros avaliados foram: períodos médios do início da formação de cabeças e da maturação, número de plantas e de cabeças formadas, diâmetro médio das cabeças (transversal e longitudinal), peso médio das cabeças, rendimento total, comercial e não comercial. A colecta de dados foi feita em 6 plantas das linhas centrais constituindo a área útil de 2.1 m2. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente no Software Statistix 9, a um nível de significância de 5% e grau de confiança de 95% de probabilidade. As diferenças entre as médias dos tratamentos e dos factores foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados da análise de variância (ANOVA) indicaram que o efeito da interação entre os factores (Fundo x Cobertura) e dos adubos de fundo não foi significativo (P>0.005). Contudo, os adubos de cobertura tiveram efeito significativo (P<0.005), sendo que a melhor média de rendimentos foi proporcionada pelo adubo inorgânico -Ureia (53.570 ton/ha) e os orgânicos - MPFs com a menor média (40.077 ton/ha). Recomenda-se a repetição do experimento nas mesmas condições edafo - climáticas e em outras diferentes para aferir os resultados obtidos.
URI: http://repositorio.ispg.ac.mz/handle/123456789/469
Appears in Collections:Monografias Científicas em Engenharia Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Diniz Zuca.pdfMonografia apresentada e defendida como requisito para a obtenção do grau de Licenciatura em Engenharia Agrícola.706.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.